segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Incrível e inevitável

Uma crônica de Fabio Rosso

É incrível como o homem se acha superior aos seres. Desde que surgiu a agricultura a Terra nunca mais foi a mesma. Pois as pessoas se deram conta de que podiam se fixar em um determinado lugar, ao invés de viver como nômades. Mas para viver em sociedade, a necessidade de organização é fundamental. Infelizmente, o homem luta para sobreviver, embora o ideal é lutar para conviver. Assim como na história de Adão e Eva, os seres humanos não se contentam com o que têm. Precisam de mais e mais e mais. Ganância. Para isto usam o dom da inteligência. Quem diria que por um simples aparelho poderíamos nos comunicar com alguém do outro lado do mundo? Surgiu o telefone, a internet… Poderíamos nós voar como as aves? Eis que surge o avião. O homem sempre tentou ser um ser superior.

Mas como diria o Princípio da Seleção Natural, os seres se adaptam ao meio em que vivem. E neste meio sempre teve quem tivesse poder, ganância, vontade de ter mais. Individualismo. Vaidade. Revolução. Industrial, social... E em pouco tempo muito do que foi construído pelo próprio homem, foi destruído por ele mesmo. Guerra. Como diz a frase “homens criam as ferramentas e as ferramentas recriam os homens”. Será mesmo que toda esta vontade de querer ser superior e ter mais e mais é importante?

Afinal, todos nós acabamos no mesmo lugar. É inevitável. E a natureza, com certeza é mais inteligente.

Como diz o provérbio: "Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe e poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro". E que a felicidade está nas pequenas coisas, e o que se leva desta vida, com certeza não é a tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário